segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A despedida do Natal Luz (parte 4)

Infelizmente, estou impossibilitada de postar fotos no blog esses tempos... Vou postá-las no Picasa, e eventualmente linkar com o texto que postar!
No terceiro dia, fomos cedo passear na Vila de Natal. Lá tem diversas lojinhas, onde podemos comprar enfeites natalinos, fazer uma foto especial do Natal Luz, passear em um trenzinho, tudo isso em um ambiente bem gostoso. Lá Heitor achou boas companhias, caminhou bastante (a sua novidade atual é caminhar, já está craque!) e curtiu as esculturas e enfeites! Foi um dos passeios que ele mais gostou. Por pena, perdemos o Show de Marionetes que acontece por lá. Lá tinha uma mesa boa no banheiro feminino para trocar os bebês, não era, assim, um fraldário, mas quebrou o galho.
De lá fomos para o centro de Gramado, almoçar e ficar a postos para a Parada de Natal.
Admito que a Parada me frustrou um pouco... Eu esperava mais. Nós passamos em frente ao Teatro onde se realizaria a Arca de Noel (o mesmo teatro onde acontece o Festival de Cinema), e uma pequena fila se formava. Decidimos ver a Parada por lá, mesmo, já evitando dificuldades com os lugares (que não são marcados).
A parada passa beeeem rapidinho!! Heitor gostou, mas daquele jeito dele, com aquela cara de "que zona é essa agora", só ao final deu uns gritinhos de alegria.
O show da Arca de Noel é uma peça de teatro natalina. Nenhuma novidade espetacular, uma peça infantil. Heitor dormiu logo no início.

Voltamos então à Vila de Natal, onde ele curtiu tanto. Assistimos aos corais das 18:30, ele meio com cara de tédio...
Jantamos e deixamos o Heitor e a babá no hotel. Decidimos não levar o bebê ao Nativitaten, pois alguns amigos disseram que seria excessivamente barulhento para ele. Acionamos a Vivi, a babá, que ficou com ele na pousada.
Não tenho PALAVRAS para descrever como o Nativitaten foi lindo! Luzes mil, fontes luminosas, fogos de artifício e música pipocando ao mesmo tempo aos seus olhos, o público todo com tochas em mãos, em volta do Lago Joaquina Bier - uma coisa simplesmente fantástica. Só vídeos mostram, e ando sem tempo (e internet rápida) para postá-los... Mas irei fazê-lo, com certeza!
Filmei o espetáculo o tempo todo. De lá aproveitamos a "escapadinha" para finalmente ver o Show "Vitrais de Natal", em frente à Igreja São Pedro. Lindo demais. Esse eu postei um pedacinho no YouTube, mas meu vídeo não ficou muito bom, pois fiz com a câmera "de bolsa" para mamãe sempre a postos...
Fomos comer algo na rua coberta - e eu doida pra comer o chucrute que acompanhava, acabei comendo um pé (ou algo assim) de porco gigante, suuuperleve... De lá, pousada, para viajar no dia seguinte, de volta a Porto Alegre.
Mortos de descansados, passamos para a sessão eventos e encontros de POA: visitando os parentes, revendo a todos, Heitor serelepe ADOROU a farra só para ele!
Passeou sozinho com o titio, em uma noite "Clube do Bolinha", e até cantou parabéns improvisados na casa da tia Adelaide!
A novidade em POA é que Heitor, oficialmente, caminhou! A primeira caminhada foi na casa do titio (com direito a vídeo). A segunda, no Parque da Redenção, também registrada - Heitor estava louco para ver um cachorrinho que estava lá! Ele AMA animais, é a coisa mais linda a alegria deve quando vê um!
De POA viajamos para São Paulo, onde Heitor conheceu mais titios e vovós, cansou paábins para sua "tia-bisavó" e... conheceu vááários cachorros e gatinhos, o sonho de consumo dele! Admito que se fosse em outra época, estaria SUPER estressada de vê-lo entre tantos "peludos", aos abraços! Mas a leitura de alguns blogs que sigo abriu a minha mente sobre a presença de animais próximos às crianças. Heitor amou, viveu uma experiência única e eu fiquei feliz por isso!
Alugamos então um carro, novamente (dessa vez com um ótimo desconto, reservado pela Unidas para quem viaja de Gol!), e tocamos o barco para São José dos Campos, com uma parada em Campinas.
Erro da mamãe: deixou Heitor na cadeirinha atrás sozinho. De SP para Campinas, Heitor dormiu e ficou febril, e só conseguimos perceber quando chegamos lá: o termômetro já acusava 39.6° - e foi a primeira febre de Heitor! Corri para as malas e catei o anti-térmico, e depois dele medicado, corremos a cidade atrás de um hospital. Paramos no mais próximo que nos indicaram - não conhecemos Campinas, e estávamos meio baratinados, mesmo! Lá a temperatura dele já tinha cedido para 38°C, e recebi muitos parabéns das enfermeiras por ter dado logo o anti-térmico a ele. Disseram que, com uma febre tão alta, ele poderia ter convulsionado e tido problemas mais sérios. Recomendação: anti-térmico primeiro, investigação depois.
Fomos para a sala de espera do pediatra, que concluiu que era um resfriado. Passou remédios, pediu que monitorássemos a febre, e foi assim que não fizemos NADA do que íamos fazer em Campinas! Faz parte da rotina de quem viaja com crianças!
Fomos então direto para São José, claro que não sem antes experimentar um gracioso engarrafamento Paulista. Eu no banco de trás, olhando a febre de 30 em 30 min. Heitor estável em 38°C, com picos que eu controlava com Tylenol Bebê. Dessa vez, a besta da mamãe aprendeu a ir no banco de trás, ao lado do bebê...
São José foi ótimo. Uma cidade linda, muito agradável. Heitor já acordou quase bom, serelepe como sempre, brincando com a Nicole e com a Ana Clara. De lá, de volta para Boa Vista, finalmente em um vôo direto sem escalas! Heitor dormiu de SP a RR, catarrento e feliz!
Conclusão da jornada "RS-SP-RR": a partir de agora, vamos com mais calma. Heitor é forte, mas não é de ferro. Somos flexíveis, mas não somos líquidos! Nem consigo acreditar que quando saímos daqui, cogitávamos fazer os mesmos trajetos de translado e ônibus. Da próxima vez, pretendo CERTAMENTE planejar melhor as paradas, e cogitar de antemão no orçamento da viagem o aluguel de carros para poder contar com as necessárias paradas. Fui a Campinas e nem falei antes à minha amiga, que mora lá, o dia que estaria na cidade, nem meu telefone! Na agonia, não me lembrava de ligar para ela. Enfim, aventura demais vira roubada, e agora sabemos disso.

Estamos a um mês de volta ao topo do país, quase fora dele. Estamos BEM com os pés na terra, agora, descansando bebê por uns meses, pelo menos, até a próxima viagem. Mortos de saudades dos amigos e da família, mas, por enquanto, mais preocupados com o bem-estar de Heitor, que perdeu 125 gramas no retorno. Já devidamente recuperadas com os festejos natalinos....

Aproveitando o ensejo... Feliz Ano Novo a todos! Um 2011 com muitas novidades!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário