terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tele-Heitor, rebolando para a TV!

A POSE! Heitor assiste sua TV, na sua posição habitual.
Mexe pra direita...
Mexe pra Esquerda...!
A minha ideia inicial era permitir que Heitor assistisse apenas a programas educativos, e por um período limitado do dia... É engraçado como vamos relativizando tudo que achamos certo e lemos nos livros a medida que eles vão "impondo" seu desenvolvimento!
"Ora, bolas, mamãe, você também não sai dessa TV!" - e não saio mesmo...
Desde muito pequena, sou completamente viciada em TELAS. Lembro de programas, propagandas e vinhetas (de cor!) de que pessoas bem mais velhas não fazem ideia... Documentários sobre Mozart, programas de auditório, sem critério de seleção, comia tudo com farinha!
Bom, aqui estou eu. Não fiquei alienada, nunca votei no Collor, e, segundo o oftalmologista, os 9 graus de miopia estariam aí de qualquer jeito. Adoro TV, mas nunca vivi só disso.
Daí, deixo Heitor "rebolar" mais um pouco de frente para a TV! Ele nunca fica muito tempo, mesmo. Logo acha um brinquedo, alguém para morder, ou uma formiga para matar com o dedão. Adora seus livrinhos, adora os livrinhos da mamãe, e os folheia com respeito (só os morde, de vez em quando...).
Ainda penso que é preciso limitar o uso da TV pelas crianças. Mas passei a me questionar se, mais do que limitar o "tempo", não seria preciso limitar o "espaço" que a TV (incluindo, aí, os DVDs Educativos...) ocupa na vida da criança, e na vida dos pais, em consequência... Somos nós que devemos ensinar a Heitor o "tom" para "ler" os meios de comunicação disponíveis, para ter visão crítica sobre o objeto, e sobre a informação transmitida. Enfim, podemos conversar e ver TV, e conversar sobre o que vemos na TV.
Assim... Relaxei. Procuro distraí-lo com outras coisas, mas há esses momentos em que ele se apoia no puff, com o queixo nas mãos, e se espalha vendo a TV... Nesse momento, é irresistível não atrapalhar...





Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Pois é, como é que a gente vai cobrar uma coisa deles, sendo que nem a gnte faz direito hahahaha
    Aqui em casa eu to preocupada com a alimentaçao, recentemente introduzi solidos, e to me cobrando pra nao tascar sal e acuçar em tudo, pra da rum bom exemplo ao meu filho, né. Mas ta dificil hauahauia

    Beeijocas, adorei o blog

    ResponderExcluir