quarta-feira, 16 de junho de 2010

Relactação ou Translactação e o "Mama Tutti"

Estava escrevendo um post mas tive que pará-lo para falar desse tema fantástico! Certa feita minha avó me contou de uma avó que conseguiu amamentar o neto que criava, só colocando-o no seio. O estímulo fez com que ela produzisse leite e conseguisse amamentá-lo.
Comecei a pesquisar sobre o tema, e acabei descobrindo que isso tem nome: Relactação ou Translactação.
Fiquei feliz e corri para cá para contar porque achei que estava fazendo uma pesquisa que ajudaria apenas mães adotivas, mas descobri que a relactação pode me ajudar, e muito! Tem um mês que tomo eventualmente o Plasil, para aumentar a produção de leite. Heitor anda meio esfomeado e o peito não anda dando conta. O remédio, contudo, me dá um sono DESAGRADÁVEL, fico nauseada, de mal-humor. Acabo complementando com mamadeira... Não sei se já falei, mas Heitor é um "Peitólatra" - ele simplesmente AMA o seio! Agarra com força, crava as unhas, chupa feliz até quando nao tem mais nada...
Voltando à relactação: o que faz a mulher produzir leite é o ato do bebê sugar o seio. A relactação é uma forma de "enganar" o bebê, aproximando do mamilo uma sonda fininha presa a uma mamadeira com leite artificial. A sucção do bebê faz com que a mensagem de "produza mais leite" seja enviada ao cérebro e TCHANS! O jorro recomeça!
Segundo o pediatra Marcus Renato de Carvalho, em entrevista à Folha de São Paulo, "a amamentação é um ato psicossomático complexo: o leite é produzido não só no peito, mas na cabeça também". Desse modo, QUALQUER MULHER pode amamentar, desde que coloque o bebê no seio na posição correta e ele, ao sugá-lo corretamente, faz com que a produção do leite aconteça no cérebro da mulher.
Claro que a lactação não é certa, mas pode acontecer. E, mesmo que não aconteça, a sonda permite que a mulher vivencie a amamentação por mais tempo, curtindo a DELÍCIA de ter o filho no seio...
Encontrei um dispositivo de relactação, chama Mama Tutti:


Pretendo usá-lo na próxima baixa de leite, depois venho comentar aqui!

Para saber mais sobre relactação, recomendo esse blog.
Matéria da Folha de São Paulo.

EM TEMPO: Comprei e usei o Mama Tutti em Heitor. Continuo achando o produto fantástico, mas acho que o ideal é testá-lo desde cedo no bebê, para que ele se acostume de puxar o leite da sonda... Na fase atual - em que quer pegar tudo com a mão e pôr na boca - ficou meio difícil... ele descolava a sonda do seio (colei com adesivo), olhava, olhava, depois sugava o seio sozinho, colocando a sonda (também sozinha) na boca, em pausas... Também tentou arrancar a tampa do recipiente de leite, fez muita bagunça, afinal! Infelizmente, não deu. Mas a idéia é fantástica, e penso que deve funcionar bem quando se usa desde o início da lactação!
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dizem q o pai tb era um bezerro!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é,o problema é que a mãe não tá conseguindo ser vaca por muito tempo!!! kkkk

    ResponderExcluir
  4. foi a mesma coisa comigo. teria dado certo se eu tivesse feito mais cedo.

    ResponderExcluir
  5. Ola,
    eu utilizei a translactação nos primeiros 15 dias ate o leite ser abundando e suficiente.
    Acho excelente pra estimulo. Pq qto mais estímulo, maior a produção de leite. Naõ sabia que poderia ser usado com bebÊs maiores, pensei que seria só na fase inicial pra estimular a produção de leite.
    Acho que todas as mães que tem dificuldade em produção de leite nos primeiros dias deveriam utilizar este método, pois funciona. Depois que utilizei o método por 15 dias, amamentei a Valentina até 5 meses sem precisar da translactação!
    Boa sorte a todas!
    beijos
    Luciana

    ResponderExcluir