sábado, 27 de fevereiro de 2010

Dicas de Sobrevivência, parte I

UFA! Agora é hora de narrar para o problema, as soluções: 1. Bombear o leite não foi fácil. O colostro demorou a descer, desde a UTI, e decidi bombear, já que o Heitor não podia mamar... A bomba do hospital era uma da marca Medela, cujas velocidades são numeradas de 1 a 7. Saí de lá com ferimentos no seio... Só com a bomba que tinha em casa consegui bombear sem ferir! A bomba era da Avent, e o diferencial era uma proteção de silicone com "massageadores" que aliviavam a pressão da sucção no mamilo... Ela é a mais cara, e também são as mamadeiras mais caras (cujo corpo encaixa embaixo da bomba). Mas vale o investimento. A diferença, ao menos pra mim, foi gritante.
A minha tem também um motorzinho, que é diferente do que usei no hospital, pois ele não tem velocidades pré-definidas: faz-se a sucção manualmente até parecer confortável, e o motor segue repetindo o seu movimento de sucção. Ela também vem com as peças da bomba apenas manual, caso não haja eletricidade ou pilhas.


Admito que hoje uso apenas a Manual. Salvo se você tiver que bombear de 3 em 3 horas, como eu tive, o motor é dispensável... Aliás, recomendo a todas usar, antes de tudo, AS MÃOS! Aperte-o, faça meleira, massageie-o... Depois coloque o seio na bomba. Conhecer seu corpo é sempre útil. Hoje, eu só uso o motor quando estou muito cansada e só uso a bomba manual quando tenho pressa. Usar as mãos, para mim, me aproxima do Heitor, me faz conhecer bem os meios de alimentá-lo. Acreditem, apertar os seios esclarece muita coisa...
A bomba manual dói um pouco o pulso... Experimentei a da Chicco em uma loja e me pareceu que ela dói menos, pois a haste que será apertada é mais próxima ao corpo, então quase não se precisa abrir a mão para apertá-la. Acho que a da Nuk também segue o mesmo design.
Mas prevenir nunca é demais, então, ter o motor pode não ser excesso de zelo.
Uma dica boa que me deram para ajudar o leite a descer (além das massagens circulares) foi usar o secador de cabelos. Direcionar ele para os seios, na posição quente, faz o leite descer mais rápido... Comigo funcionou muito bem, e a melhor parte: o som do secador funcionando lembra ao bebê um dos sons do útero, o da nossa corrente sanguínea... Quando ligava o secador, o Heitor ficava imediatamente em silêncio, ouvindo o barulho... Mate dois coelhos com essa cajadada! E ainda seque os cabelos, em seguida... :D

Bom, há também a bomba da Nuk, que também tem massageadores, mas como aparentemente não tem o mesmo design de pétalas, e não cheguei a testá-la, não posso opinar...

As feridas que a primeira bomba deixou no meu mamilo, eu curei com um novo medicamento chamado Mamare: o meu pai recebeu amostras grátis, por uma feliz coincidência, semanas antes do meu parto!



Como boa cobaia, testei o produto nas feridas e constatei o seguinte:
1. O Mamare é excelente para feridas e rachaduras, mas não ajuda quando o problema é "mamilo assado", pois ele adere a pele, e ao retirá-lo, você poderá senti-la ainda mais assada...
2. O ideal é deixá-lo todo o tempo na geladeira, pois o alívio que se sente com ele gelado é algo INDESCRITÍVELLLLL! De preferência, compre dois pares, e alterne-os no seio. Eu numerei os meus, e colocava-os em sequência logo após higienizar o último seio, depois da mamada. Assim, eles me ajudavam inclusive a saber qual era o próximo seio!
3. Funcionava melhor comigo retirando do seio a ser oferecido uma hora antes da mamada, pois quando o leite "vazava", sujava o mamare e diminuia a aderência. Durante essa hora, use conchas, mas é melhor evitar usar diretamente no seio... Eu quase tive uma dermatite fazendo isso!! Uma sugestão é usar com as conchas de silicone o sutiã modelo "MammyBem" (um sutiã estilo amamentação, onde a parte de trás lembra um sutiã comum, só que com um pequeno furo no meio, apenas para o bico). Eu, particularmente, não me adaptei a ele, e inventei uns pares de círculos de algodão duplos, com um furo no meio, devidamente costurados um ao outro. Coloco-os embaixo do sutiã comum, entre a pele e a concha. Não patenteei, podem copiar.



Testei duas marcas de conchas, as da Avent e as da Promillus. Uso ambas, acho que convivem bem... As da Promillus eu uso para o dia, pois ajudam a projetar o mamilo, e facilitam que o Heitor "ache" o centro do seio, principalmente quando ele está "lambuzado" de leite, escorregando no mamilo! De noite, elas escorregam e machucam um pouco, então eu uso as da Avent, com as conchas sem furinhos (Ela vem com as duas versões, e depois de alguns acidentes, passei a achar perigoso dormir de concha com os tais furinhos de ventilação! Pode-se acordar encharcada). Uma boa dica também é por um absorvente descartável dentro de cada concha, para evitar acidentes.

Quanto ao sutiã, aliás, preciso dizer que experimentei TODOS os modelos possíveis... Os que para mim unem beleza e praticidade são os da Liz, com abertura frontal (deixam o peito todo exposto) e uns da Love Secret, em algodão cor de rosa, que aliás tem modelos nadador e tradicional (o nadador foi uma mão na roda com algumas roupas!). O único defeito deles é não deixar o seio exposto, que eu considero muito melhor do que aquele BURACO enorme dos tradicionais...

Na verdade, preciso dizer que abstraí a tempos os tais sutiãs apropriados... Só os uso para sair com o Heitor, quando posso precisar amamentar discretamente na rua. De resto, prefiro usar os sutiãs reforçados para gestantes, e simplesmente RETIRÁ-LOS para amamentar! Não faz sujeira (deixo uma fraldinha logo abaixo), e o Heitor se esbalda.
É isso, por enquanto são essas as dicas que a minha primeira VIA CRUCIS da amamentação inicial deixou! A primeira, porque a "crise dos três meses" de Heitor pretende deixar outras tantas... Em breve!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário